top of page

        Sociedade Literária “Monsenhor Silveira”

                                         Ou

Biblioteca Pública Municipal “Monsenhor Silveira”

 

       Em meados dos anos 30 a 40 uma campanha feita por Américo Amado e João Sales de Campos, levou os jovens entusiastas estancianos daquela época, a se embrenharem na campanha pela fundação da Sociedade Literária “Monsenhor Silveira” pensando mais tarde em criar uma Biblioteca, a adesão popular foi grande e principalmente pelos jovens, que fizeram do episódio uma campanha cívica reforçada por Jorge Amado, e outros como Dr. Gentil Guimarães, Dr. Mário de Oliveira e o incentivo de João Nascimento Filho com sua célebre Livraria “Modelo”, ponto de reunião e de encontro de intelectuais e escritores.

A Sociedade Literária “Monsenhor Silveira” foi fundada em 26 de Julho de 1936 e inaugurada em 7 de Setembro de 1936, tendo como finalidade animar e difundir a instituição entre os seus associados, sem distinção de sexo ou nacionalidade. Foi fundada com o direito até de criar escola, um jornal ou revista, organizar horas de artes, dentro da programação referente ao seu desenvolvimento cultural. Naquela época tudo indica que havia uma juventude séria, amiga da cultura, da boa leitura, e os livros eram peças de valor fundamental.

A principio a “Monsenhor Silveira” funcionava como uma simples sala de leitura sem empréstimos de livros, que se mantinham em bom estado de conservação. As pessoas frequentavam a Biblioteca para ler as novidades da época, dessa forma a população tinha acesso à leitura.

Funcionava a principio na Casa Inglesa, um antigo casarão que tinha servido antes como uma espécie de clube de engenheiros e técnicos ingleses contratados pela fabrica de tecidos. Depois que os ingleses foram embora, a biblioteca tomou conta totalmente do prédio e seguiu-se uma fase de grande animação, transformando o prédio em um centro cultural, onde eram realizados todos os principais eventos da cidade. Ali se apresentaram quase todos os grupos artísticos que passaram pela cidade, dividindo com o Cinema São João a realização desses eventos. Como ainda não havia uma sede de clube, na Casa Inglesa também eram realizados os bailes e os concursos de Miss Estância.

Por volta de 1944 a Sociedade Literária “Monsenhor Silveira”, encontrou dificuldades para se manter e entregou todo o patrimônio à Prefeitura de Estância, na administração do Prefeito Arquibaldo Silveira (primo de “seu” Raimundinho), assumindo assim o nome de Biblioteca Pública Municipal “Monsenhor Silveira”

 

   78 anos de História
Veja nossa
História

O romance A Moreninha conta a história de amor entre Augusto e D. Carolina (a moreninha). Tudo começa quando Augusto, Leopoldo e Fabrício são convidados por Filipe para passar o feriado de Sant’Ana na casa de sua avó. Os quatro amigos estudantes de medicina vão para a Ilha passar o feriado e lá encontram D. Ana, a anfitriã, duas amigas, a irmã de Filipe, D. Carolina e suas primas Joana e Joaquina. Antes de partirem Filipe havia feito uma aposta com Augusto: se este voltasse da Ilha sem ter se apaixonado verdadeiramente por uma das meninas, Filipe escreveria um romance por ter perdido a aposta. Caso se apaixonasse, Augusto é quem deveria escrevê-lo.

Fonte: http://educacao.globo.com/literatura/assunto/resumos-de-livros/a-moreninha.html 

A Moreninha

autor: Joaquim Manuel de Macedo

movimento: Romantismo - Primeira Geração

As circunstâncias da morte do funcionário público Joaquim Soares da Cunha são cercadas de mistérios e de versões desencontradas. A família declara que ele morreu de forma decente, mas esconde alguns vexames dos últimos momentos de vida do finado. Já os amigos são capazes de jurar que a morte de Joaquim se deu mesmo no mar, como era seu desejo.

Durante quase toda a sua vida, Joaquim foi funcionário público exemplar, contando com o respeito dos colegas e da família. Aos cinquenta anos, porém, por motivo desconhecido, despediu-se da família com palavras ofensivas e passou a viver na rua. Foram dez anos se  entregando constantemente à bebida em companhia dos malandros e das prostitutas de Salvador, na Bahia. A esposa Otacília não resistiu ao drama familiar e morreu. A filha Vanda e seu marido, Leonardo, passaram a suportar a existência daquele parente incômodo.

Fonte: http://educacao.globo.com/literatura/assunto/resumos-de-livros/a-morte-e-a-morte-de-quincas-berro-dagua.html

A Morte e a Morte de Quincas Berro D'Água

autor: Jorge Amado

movimento: Modernismo - Geração de 30

Indicação Literária

Seja bem vindo(a)

ao mundo da

leitura! 

 12 de Março

No Brasil, o Dia do Bibliotecário, foi instituído pelo Decreto nº 84.631, de 12 de abril de 1980 , a ser comemorado em todo o território nacional a 12 de março, data do nascimento do bibliotecário, escritor e poeta, Manuel Bastos Tigre.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_Bibliotec%C3%A1rio

Datas 
Comemorativas
29 de Outubro

No dia 29 de outubro é comemorado o dia nacional do livro.

Portugal disponibilizou um acervo da Real Biblioteca Portugues, que era composta por medalhas, moedas, livros, manuscritos, mapas, etc. Criando assim as primeiras acomodações de Biblioteca no Brasil.

A escolha da data foi em razão da transferência da mesma para outro local, no dia 29 de outubro de 1810, fundando-se assim a Biblioteca Nacional do Livro, pela coroa portuguesa.

Fonte:http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-nacional-livro.htm 

Você sabia que no dia 18 de abril é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil? A data não foi escolhida ao acaso: trata-se de uma justa homenagem a Monteiro Lobato, escritor que, como poucos, dedicou-se à literatura infantil no Brasil.

O Dia Nacional do Livro Infantil foi instituído em 2002, ano em que foi criada a Lei 10.402/02, registrando a data de nascimento de Monteiro Lobato como o dia oficial da literatura infantojuvenil.

Fonte: http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-nacional-livro-infantil.htm

18 de Abril 
  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-linkedin
  • Flickr Clean

PRACA JACKSON DE FIGUEIREDO,

75 – CENTRO,  ESTANCIA – SE  

(79)9932-2171

Atendimento de Segunda a Sexta 

Das 7h as 19h 

Sede
Conecte-se Conosco

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page